O projeto

Estúdio Aberto é um projeto realizado pela ONG Contato, de Belo Horizonte, em que a proposta é reunir músicos, profissionais e pessoas interessadas para criação e produção coletiva de um CD.

Paralelo aos encontros de criação e composição serão realizadas oficinas, que irão contribuir não somente para os processos criativos mas para os procedimentos práticos necessários à criação de um cd, como produção executiva, mixagem, masterição, etc.

A idéia é que estes encontros promovam trocas de experiências, circulação de referências e capacitação, apliando desta forma, a profissionalização do mercado da música independente em Belo Horizonte. O produto a ser gerado dependerá do empenho dos participantes, que deverão se envolver com toda a logísitica de produção, como parte do processo formativo.

A proposta é que os participantes colaborem em diversas atividades: definição dos temas de interesse nas oficinas, postagem de referências e impressões no blog, comunicação interna do grupo, logística de produção do Cd, do show, estabelecimento de parcerias com estúdios, casas de show, outros músicos, etc.

O grupo também será incentivado a se apresentar em Jamsessions da cidade como forma experienciar o contato com o público, enquanto músicos e enquanto produtores.

Diante da dinâmica proposta, nos preocupamos que os participantes tivessem interesses não somente pela parte de criação e composição musical mas pelos processo de produção, gravação, estúdio, finalização, etc.



Porque o Estúdio Aberto?

O mercado da música e as formas de produção musical tem mudado vertiginosamente nos últimos anos. A crescente popularização das novas mídias e tecnologias altera a dinâmica tradicional em que as grandes gravadoras detinham controle quase exclusivo sobre alguns elos que compõe a cadeia produtiva da música como produção, distribuição e veiculação dos produtos musicais.


Nesse novo contexto os profissionais da cadeia produtiva da música (músicos, produtores, estúdios, técnicos de som, casas de show, jornalistas culturais), veem a necessidade de dominar os mecanismos e ferramentas que irão trazer visibilidade e sustentabilidade ao seu trabalho. Dentro deste contexto surge o Estúdio Aberto!

Realização: 



Patrocínio:


Apoio: